menu

Notícias

Coopeapis realiza parceria com Ifal para fornecimento de merenda escolar

A Cooperativa fornece lanches com produtos como o mel para 600 estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Piranhas

Publicado em 12/02/2020

A Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis) é a nova fornecedora de merenda escolar do Instituto Federal de Alagoas, campus Piranhas. A parceria foi firmada por meio de uma chamada pública pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Coopeapis atendeu todas as exigências e assinou o contrato com validade de um ano para fornecer alimentos a 600 estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia, Agroindústria, Alimentos e Agropecuária. Desde o dia cinco de fevereiro – data de início das aulas - estão sendo ofertados lanches nos três turnos – manhã, tarde e noite.

A Coopeapis está fornecendo mel, frutas, bolos, pães diversos, biscoitos, sucos, sanduíches, empadas, entre outros lanches. O cardápio é analisado, diariamente, pela nutricionista do campus.

“A gente trabalha com estudantes da rede pública que, muitas vezes, não têm alimentação adequada em casa. Então oferecer esse lanche com alimentos nutritivos é importante para garantir a permanência e o êxito desses alunos nos cursos que estão fazendo”, explica o diretor-geral do Ifal- campus Piranhas, Iatanilton França.

“Essa parceria é uma excelente oportunidade de geração de renda para os nossos cooperados, principalmente para aqueles que estão no campo produzindo. Outra vantagem é que estamos contribuindo para o desenvolvimento de jovens da região ao oferecer produtos de qualidade. 

Além dessa questão, o Programa também viabiliza o investimento na agricultura familiar. O campus Piranhas tem cursos voltados para a área e possui atualmente alunos e egressos (ex-alunos) na cooperativa.

“Boa parte dos estudantes mora em distritos vizinhos, tem uma boa relação com os produtores e também estão envolvidos na cooperativa. Em Piranhas, 100% dos recursos do PNAE estão aplicados na agricultura familiar. É mais um espaço que o agricultor tem para comercializar os alimentos”, ressalta Iatanilton França.

Coopeapis e OCB Alagoas

A Coopeapis é uma cooperativa registrada no Sistema OCB Alagoas há cerca de quatro anos e tem se destacado no Sertão. A sede dela fica no povoado do Piau (Piranhas). A Coopeapis é fornecedora do Roça Cooperativa, projeto que tem como objetivo escoar a produção de cooperativas do ramo agropecuário.

“Ficamos felizes e empolgados ao ver uma cooperativa como a Coopeapis crescer. É sinal de que o nosso trabalho tem sido eficiente. Estamos sempre à disposição e a nossa missão é essa: promover o desenvolvimento do cooperativismo alagoano”, conclui o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha.

keyboard_arrow_up