menu

Notícias

Cooperativas comparecem ao lançamento do Dia C 2019

Sistema OCB/AL incentiva a realização de ações de responsabilidade social

Publicado em 30/04/2019

O lançamento do Dia de Cooperar 2019, ou Dia C, reuniu na quinta-feira (25/04) representantes de vinte cooperativas alagoanas em Maceió. Na ocasião foram passadas informações importantes sobre o cooperativismo no estado, sobre o alcance das iniciativas realizadas em 2018 e o local escolhido para celebrar o movimento em 2019. 

O distrito de Piau, em Piranhas, Alagoas, a 212 km da capital, recepcionará o Dia de Cooperar 2019 no sábado de 06 de julho. Esse é um movimento nacional de celebração das atividades voluntárias praticadas pelas cooperativas em prol de suas comunidades. Todos os estados da federação estarão comemorando simultaneamente.   

A diretoria do Sistema OCB/AL destacou que as iniciativas realizadas pelas cooperativas do estado já transformam realidades, mas que a sociedade alagoana ainda carece de serviços voltados principalmente para a área da saúde e, por esse motivo, a entidade trabalha em 2019 com iniciativas que, por exemplo, cuidam da saúde bucal.

Entre os participantes estiveram representantes da Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), que desde 2017 realiza o projeto ‘‘Coopera & Troca’’. A iniciativa deu tão certo que este ano foi agraciada com o Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana pelo desenvolvimento de ação social que promove e incentiva a leitura através de feiras de trocas de livros. 

‘‘Iniciamos o projeto como uma forma de incentivar a leitura de crianças e adultos e também de potencializar as atividades culturais do estado alagoano. Em dois anos alcançamos diversas pessoas através de um projeto simples, mas de grande impacto. Pois cultuamos a importância da leitura em livros físicos. Já realizamos diversas feiras literárias em Maceió, Penedo e Piranhas e a expectativa é que este ano sejam realizadas  mais edições em vários bairros de Maceió’’, pontuou Marta Pimentel, presidente da cooperativa.

Quem participou do lançamento do Dia de Cooperar pela primeira vez também saiu do encontro com muita motivação. É o caso da Cooperativa Agropecuária São Felix Chã Preta (Casf-Chã), iniciada em 2017 com o objetivo de reunir agricultores familiares e incentivar a economia local. 

‘‘Viemos conhecer e entender melhor quais são as iniciativas e expectativas do Dia C no estado. Agora, com apoio do Sistema OCB/AL, vamos nos reunir e verificar quais são as ações que podem ser realizadas a partir da nossa realidade’’, disse Ana Cavalcante, representante do Conselho Fiscal da Casf-Chã.

O lançamento foi finalizado por Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL, que deixou um recado importante para os representantes das cooperativas. ‘‘Queremos de fato contribuir com resultados de transformação da nossa sociedade e o Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para mostrar qual é o foco de trabalho de empresas que pensam no social. A Casa do Cooperativismo existe para estimular as cooperativas a realizar projetos de responsabilidade social e estaremos sempre à disposição’’, concluiu.

Os interessados em conhecer e se inspirar com projetos de diversas naturezas realizados por todo o país podem acessar www.diac.somoscooperativismo.coop.br e neste mesmo local também podem fazer download de materiais de comunicação como banners, cards, logo e jingle. Outros canais para mais informações são: (82) 2122.9494 e marivapereira@ocb-al.coop.br. 

Texto: Sistema OCB/AL com Sistema OCB Nacional 

keyboard_arrow_up