menu

Notícias

Coopetranscal visita cooperativas de transporte em Santa Catarina

Representantes das cooperativas trocaram experiências e informações sobre o modelo de negócio e mercado de trabalho

Publicado em 15/07/2019

Ascom Sistema OCB/AL

      Dois dias de troca de experiências e informações. Assim foi o encontro entre representantes da Cooperativa de Transporte Rodoviário de Carga de Alagoas (Coopetranscal), Coopercargo e Cootravale, que ocorreu nos dias oito e nove de julho, nas cidades de Itajaí e Joinville, em Santa Catarina.

         Essas visitas fazem parte de um projeto do Sistema OCB Alagoas que tem como objetivo promover intercâmbios entre cooperativas brasileiras. “Trocar experiências é essencial para o crescimento das cooperativas e principalmente com aquelas que têm mais tempo no mercado, pois elas podem orientar sobre como ter êxito nos negócios seguindo sempre os princípios do cooperativismo”, afirma o presidente do Sistema OCB Alagoas, Marcos Rocha. 

        O primeiro encontro foi na sede da Cootravale, segunda maior cooperativa de transportes do Brasil, que fica em Itajaí, município a cerca de 100 quilômetros de Florianópolis, capital catarinense. “Receber a Coopetranscal foi muito satisfatório. Conseguimos passar de forma geral e objetiva a nossa experiência e modelo de negócio. Apresentamos nossa estrutura e tiramos dúvidas em relação a vários assuntos, como a questão tributária. Acredito que contribuímos e foi um prazer ajudar, além de trocarmos importantes informações”. declarou o diretor-executivo da Cootravale, Vilmar José Rui.

   Já a segunda visita foi à Coopercargo, que fica em Joinvillle. Os representantes da Coopetranscal foram recebidos pelo diretor-presidente da cooperativa, Geison Debatim, que apresentou a estrutura do local e equipe. “Esse intercâmbio é muito importante e enriquecedor para nós também. Essa troca de experiências é essencial, pois estamos executando um dos princípios do cooperativismo que é a intercooperação. Ninguém cresce sozinho”, afirmou.

     Para o diretor financeiro da Coopetranscal, essa interação com duas grandes cooperativas foi muito proveitosa. “A partir dessas visitas podemos traçar planejamentos e direcionar melhor nossas ações. Ter o exemplo de cooperativas mais experientes só nos traz benefícios e vamos colocar em prática tudo que aprendemos nesses dias. Agradecemos à OCB Alagoas por essa oportunidade”, disse Luíz Goís.

--

*Sistema OCB/AL – É formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

keyboard_arrow_up