menu

Notícias

Dia C no Piau realiza mais de 400 procedimentos odontológicos

Foram quatro pontos de atendimento, incluindo uma unidade móvel, no distrito de Piranhas, sertão de Alagoas

Publicado em 09/07/2019

     Um sábado para ficar na história da comunidade do Piau, na cidade de Piranhas, sertão alagoano. O Dia de Cooperar movimentou o povoado que tem cerca de seis mil habitantes. Durante o evento foram oferecidos atendimentos odontológicos gratuitos. Uma equipe da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal) também esteve disponível para aferir pressão, fazer teste de glicemia e verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC). Dentistas estavam distribuídos em quatros pontos do povoado. Um dos locais de atendimento era uma unidade móvel.

        Cerca de 450 procedimentos foram realizados em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não só moradores do Piau foram atendidos, mas também gente que mora perto do distrito como a agricultora Maria Silva que reside em um sítio próximo. “A ação apareceu na hora certa. Estava precisando muito. Não podia perder a oportunidade”, disse.

         O Dia C no Piau foi realizado pelo Sistema OCB Alagoas em parceria com a Cooperativa de Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis). “Decidimos voltar o Dia C deste ano para ações em saúde bucal por ser um grande problema que afeta a região. 90% da população carente no Brasil têm problemas de dentição. Por isso, estamos trabalhando para realizar mais atendimentos às comunidades”, declarou o presidente da OCB Alagoas, Marcos Rocha.

       O presidente da Coopeapis, Dyego Correia, destacou a importância das cooperativas estarem envolvidas com trabalhos sociais e do acompanhamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “Uma ação como essa mostra para a comunidade que a cooperativa está preocupada não só com o aspecto comercial, mas também com a promoção social dos seus cooperados e da população do entorno. E isso a gente só veio entender quando começamos a ser acompanhados pelo Sescoop. Entendemos agora qual a função de uma cooperativa”, afirmou.

        Também esteve no evento o gerente financeiro da OCB nacional, Fábio Trinca. Junto ao presidente da OCB/AL, ele visitou a sede da Coopeapis que fica bem próxima ao Piau. Além de destacar a participação da cooperativa no Dia C, falou sobre a importância da execução do projeto de energia solar.

      A Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex) também participou do evento. Ela levou uma banda de música formada por estudantes de duas escolas cooperadas: Convivendo e Boa Ideia. O grupo musical começou a tocar em uma das pracinhas do povoado onde havia pipoca, algodão doce e brinquedos para as crianças da comunidade. Depois, a banda percorreu ruas do distrito até chegar à feira livre do sábado. O Dia C recebeu apoio da prefeitura de Piranhas.

      Ao final do evento, a sensação de todos os participantes foi de dever cumprido. “Me sinto muito bem. É gratificante atender pessoas que não têm condições financeiras para ir a um consultório particular”.  Sinto que faço a minha parte em poder ajudar tanta gente que precisa”, disse Layon Martins, um dos dentistas do Dia C.

Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/Alagoas

Jornalista responsável: Sabrina Scanoni

keyboard_arrow_up