menu

Notícias

Estudantes de Nutrição conhecem produção cooperativista

Alunos da UFAL visitam o Sistema OCB/AL e aprendem processos do projeto Roça Cooperativa, que congrega pequenos produtores de todas as regiões do estado

Publicado em 19/10/2018

Ascom Sistema OCB/AL

Estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fizeram uma imersão no cooperativismo alagoano nos últimos dias. Conheceram de perto o processo de produção de agricultores familiares organizados e o trabalho realizado pelo Sistema OCB/AL, através do projeto Roça Cooperativa, com Núcleo de Expansão Cooperativista (NEC).

O momento de aprendizagem foi guiado pela nutricionista do Sistema OCB/AL, Daniela Virtuoso, que explicou: "Apresentamos aos estudantes um pouco do trabalho prestado às cooperativas, eles viram de onde vêm os alimentos que são consumidos na mesa do cliente e falamos um pouco sobre o processo de produção que segue orientação agroecológica e a política nacional de segurança alimentar".

Os futuros nutricionistas destacaram como objetivos a observação dos processos administrativos desde a produção dos alimentos, passando pelo beneficiamento, e chegando até a mesa do consumidor.

"Nós vimos um pouco como a agricultura familiar funciona em Alagoas. Vimos de perto o estímulo à prática da alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Aqui eles estimulam e auxiliam não só a produção, mas mais do que isso. Eles estruturam famílias inteiras em vários aspectos sociais. E, além de tudo isso, vimos o trabalho de uma profissional do nosso ramo e com isso também vislumbramos diversas oportunidades de trabalho", disseram as alunas.

O presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, acredita que teoria e prática devem andar de mãos dadas. "As cooperativas alagoanas exercem um papel incrível, seja prestando serviços ou ofertando produtos ao mercado, e trabalhando os núcleos familiares envolvidos nessas atividades. Acreditamos que as instituições de ensino devem sempre incentivar os docentes a conhecerem os projetos da Casa do Cooperativismo Alagoano".

É possível obter mais informações no site www.ocb-al.coop.br, por telefone (82) 2122.9494 ou por email comunicacao@ocb-al.coop.br.

Roça Cooperativa

O Roça Cooperativa é um projeto implementado pelo Sistema OCB/AL, através do NEC, e protagonizado por sete cooperativas do ramo agropecuário: Coopeapis², Cafisa³, Coopeagro4, Coopdelmi5, Coopaal6, Coopafas7 e Coopeagre8.

O objetivo é auxiliá-las na inserção de mercados e na produção agroecológica dos alimentos, visando um consumo saudável e sustentável.

Dentre os diversos produtos dessas cooperativas estão: ovo caipira, queijo coalho, queijo manteiga, queijo muçarela, manteiga, antepasto de palma com tomate cereja, polpa de fruta, pães de macaxeira, batata-doce e inhame; pães de ervas, bolos de massa puba, bolo de macaxeira, mel de abelha, favo de mel, própolis, geleia de umbu, doce de umbu, bala de doce de leite com gengibre e hortaliças orgânicas.

--

1Sistema OCB/AL – formado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

2Coopeapis – Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas.

3Cafisa – Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas.

4Coopeagro – Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados.

5Coopdelmi – Cooperativa dos Produtores de Derivados de Leite de Major Isidoro e Região.

6Coopaal – Cooperativa Agropecuária de Alagoas.

7Coopafas – Cooperativa de Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão Alagoano.

8Coopeagre – Cooperativa dos Produtores e Agricultores do Agreste.

keyboard_arrow_up