menu

Notícias

INTERCOOPERAÇÃO | Crianças vão para a roça

Estudantes conhecem modelo cooperativo e agroecológico de produção de alimentos

Publicado em 14/10/2018

Ascom Sistema OCB/AL

Aproximadamente noventa crianças do ensino fundamental do colégio São Lucas, que é administrado pela Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema), visitaram o modelo de produção da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), localizada na zona rural de Flexeiras, Zona da Mata do Estado.

A intercooperação foi promovida pelo Sistema OCB/AL*, estimulando um dos princípios cooperativistas, e o projeto faz parte do movimento Dia de Cooperar.

Os estudantes foram ver na prática as atividades desempenhadas por agricultores e os cuidados que são tomados do cultivo até o beneficiamento dos produtos destinados às mesas dos consumidores.

“Também quisemos estimular a boa alimentação ao mostrar como tudo é feito e de onde vem o que comemos”, explicou Taisa Paulino, coordenadora pedagógica do colégio e cooperada da Coopema.

Rian Cavalcante, 6 anos, comentou que no prédio dele há um canteiro de verduras. “Tem até beterraba. Agora sei colocar água e ajudar mais no que precisar. Aprendi a cuidar das plantas e que temos que comer coisas saudáveis”.

Já Marx Tadeu, 10 anos, destacou a felicidade de conhecer um novo lugar e uma plantação através do colégio.

Cícera Eugênia, cooperada da Coopaal, falou sobre a recepção das crianças. “Somos visitados por grupos de profissionais, estudantes universitários e crianças. Além de educativos, são momentos bastante divertidos. Ficamos muito felizes com a vinda de cada grupo. É ótimo poder apresentar nosso trabalho”.

INÍCIO

As crianças começaram em julho um projeto chamado “Verde Vivo em Minha Escola”, cujo objetivo foi ensinar a produção agroecológica de hortaliças e o cultivo de plantas.

“Eles aprenderam, por exemplo, como plantar, métodos de adubação e utilizaram técnicas de reaproveitamento de materiais como garrafas pet na construção de vasos e regadores. E agora tiveram a oportunidade de conhecer um grupo de famílias da zona rural que trabalha unido aplicando o que eles viram dentro da escola”, explicou Thelmo Morais, instrutor de agronomia do Sistema OCB/AL.

--

*Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

keyboard_arrow_up