menu

Notícias

Literarte 2019 do Colégio Boa Ideia mostrou a história e a cultura da Índia

O evento reuniu música, dança e teatro em um verdadeiro show de talentos

Publicado em 30/09/2019

Uma viagem à Índia sem sair de Paulo Afonso-BA. Assim foi a 15ª edição do Literarte do Colégio Boa Ideia (Cooperativa Educacional de Xingó). O tema deste ano foi “Índia: do Oriente para o Mundo”.

O Literarte é um dos maiores eventos culturais da cidade e envolve toda comunidade escolar. Cerca de 2000 pessoas participaram, entre professores, alunos, coreógrafos, fornecedores e comunidade em geral.

 “Nós começamos a nos preparar ainda em janeiro. São realizados estudos, pesquisas e muitos ensaios. Há um grande envolvimento por parte de todos. Além do conhecimento adquirido, ensinamos sobre comprometimento e trabalho em equipe”, falou a presidente da Coopex, Arleide Gomes.

Na entrada do Literarte, que ocorreu no pátio da escola, um corredor que relembrava várias regiões e a cultura do país. Todos os estudantes e funcionários estavam vestidos a caráter ou com elementos que faziam referência à Índia.

No local, uma cidade cenográfica foi montada com grandes painéis plotados com fachadas de palácios como o famoso Taj Mahal. Também havia uma sala especial para exibir filmes de Bollywood, indústria de cinema da Índia.

As apresentações começaram com um casamento indiano. Elas foram divididas por turmas da educação infantil ao ensino médio e mostraram desde o nascimento do deus Ganesha à história de um dos grandes símbolos da humanidade: Mahatma Gandhi. Os estudantes também exibiram por meio da dança e do teatro, a arquitetura, medicina, matemática, religião, as grandes descobertas e invenções e atualidade indiana.

“É um momento de muita interação e conhecimento. Passamos meses estudando sobre o assunto e participando de ensaios e realizar o projeto foi simplesmente incrível”, disse a estudante de 15 anos, Laís de Souza.

“O Literarte é um evento que faz parte da programação cultural da cidade. Todos os anos nos empenhamos muito. São oito meses de um intenso trabalho e o resultado não poderia ser diferente: muito gratificante”, declarou a diretora do colégio Boa Ideia, Patrícia Alves.

O show arrancou aplausos do público. Na plateia, famílias orgulhosas por assistirem filhos talentosos e também por eles estarem em uma escola que proporciona tanto conhecimento. “É emocionante ver nossos filhos tão empolgados e comprometidos com um evento como esse. Estou muito feliz”, afirmou a mãe de um dos alunos, Lívia Dias.

O Sistema OCB e Sescoop Alagoas apoiaram e prestigiaram o Literarte. “O evento é a prova que que arte e cultura devem estar presentes na grade curricular de todas as escolas. As unidades da Coopex fazem isso muito bem e tem o nosso total incentivo”, disse o presidente da OCB/AL, Marcos Braga.

Nos dias 29 e 30 de novembro é a vez do Literarte na Escola Convivendo, em Piranhas – Alagoas, que também faz parte da Coopex. O evento traz o mesmo tema, mas com uma abordagem diferente.

 

keyboard_arrow_up