menu

Notícias

Projeto Acorde é lançado no colégio São Lucas

O projeto da Cooperativa dos Músicos da Filarmônica de Alagoas quer levar aulas de instrumentos musicais às escolas

Publicado em 02/08/2019

Uma flauta, um oboé, um fagote e dois clarinetes e, lógico, músicos talentosos para formar um quinteto de madeira que se apresentou no Colégio São Lucas, da Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema). O evento lançou o projeto “Acorde”,da Cooperativa de Músicos da Filarmônica de Alagoas (Cofia), e tem como objetivo oferecer aulas de instrumentos musicais a estudantes.

Antes da apresentação em salas de aula com alunos entre oito e 15 anos de idade, o músico oboísta André Tokura, que também é coordenador pedagógico da Cofia, explicou sobre os instrumentos, o projeto e fez um convite aos estudantes para que façam aulas de flauta doce. Serão formados grupos, de no máximo 20 alunos, para que aprendam a tocar o instrumento. “Com o uso constante da tecnologia, os jovens têm se distanciado de atividades em grupo. Aprender um instrumento em conjunto também pode ajudar no convívio e interação. E música sempre é muito bem recebida”, diz Thiago Calheiros, presidente da Cooperativa de Músicos.

A recepção foi a melhor possível. Os alunos também ficaram encantados com o repertório que trouxe clássicos nacionais como “Brasileirinho”, e internacionais como “Take on Me”, da banda A-ha. “Eu adorei, achei muito legal e quero participar. Música só faz bem”, disse a estudante Sara Perciano, de 11 anos.

“É um projeto muito bem-vindo aqui no São Lucas. A expectativa é a melhor possível. Só vemos aspectos positivos. Música na escola socializa e ajuda na concentração. É uma combinação perfeita”, declarou o presidente da Coopema, Flávio Feijó.

            O presidente, Dr. Marcos Rocha, e a superintendente, Márcia Túlia, do Sistema OCB/AL prestigiaram as apresentações. A OCB Alagoas e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado (Sescoop/AL) apoiam o projeto. “Música de qualidade nas escolas é essencial para educar. Ela ensina sobre ética, valores, princípios e respeito”, afirma Dr. Marcos.

Projeto Acorde e Cofia

O projeto Acorde foi criado este ano. As aulas poderão ser de flauta e de outros instrumentos como violino e violoncelo. Vai depender do interesse da unidade escolar.

A Cooperativa dos Músicos da Filarmônica de Alagoas foi criada há cerca de oito meses e tem 26 músicos cooperados. Já a Filarmônica completou em 2019 dois anos e para comemorar vai realizar uma apresentação no dia 16 de agosto, no Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá.  Será o Concerto Clássicos do Rock Volume III. A expectativa é de reunir mais de mil pessoas no evento.

Serviço

Concerto Clássicos do Rock Vol. III

Teatro Gustavo Leite

20h00

Informações: 9 9381-6666/ 9 9444- 6228

Ascom Sistema OCB/AL

 

 

keyboard_arrow_up