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Projeto Acordes é sucesso em todas as cooperativas educacionais de Alagoas
O Acordes foi lançado nos últimos dias nas cinco cooperativas ligadas à educação. Flautas e estantes de partituras foram entregues para o início das aulas de flauta doce
Publicado em 04/10/2019O Acordes está lançado. Todas as cooperativas educacionais do Estado já participam do projeto musical que leva aulas de flauta doce às unidades escolares. Cerca de 100 alunos estão sendo contemplados.
O projeto foi criado a partir de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), Cooperativa dos Músicos da Filarmômica de Alagoas (Cofia) e cooperativas educacionais: Coopema (Colégio São Lucas - Maceió), Coopepe (Colégio Leonor Gonçalves Peixoto -Penedo), Coopex (Escola Convivendo -Piranhas/AL e Colégio Boa Ideia - Paulo Afonso/BA) e Inovar (Atalaia).
Por meio de termos de cessão de uso, o Sistema OCB/AL cedeu 20 flautas doces e 10 estantes de partituras para cada escola. “Este é um projeto que vai trazer grandes benefícios à comunidade escolar. Música nas escolas é contribuir para a educação. Vamos começar com aulas de flauta, mas temos planos de estender o trabalho para outros instrumentos e incluir canto e dança também”, disse o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha.
O Acordes foi lançado em agosto no Colégio São Lucas e em setembro as aulas começaram com o professor André Tokura. Entre o final do mês passado e começo de outubro o projeto foi lançado nas demais cooperativas educacionais.
Até semana que vem todas as aulas iniciarão. Em Atalaia as aulas também serão ministradas pelo professor Tokura. O músico Olívio Fernandes ficará responsável pelo colégio em Penedo e Santiago Vitorino será o professor nas unidades em Piranhas e Paulo Afonso.
“A recepção nas escolas foi incrível. Os alunos estão empolgados e isso nos motiva. Estamos muito felizes com essa parceria e os resultados serão os melhores possíveis”, declarou o professor Olívio Fernandes.
“Trarei dinâmicas musicais em grupo por meio da música em partitura e escrita musical (notas, símbolos...). Também abordarei aspectos importantes do corpo como: lateralidade, memorização, atenção, socialização, interpretação e a participação”, falou o professor Santiago Vitorino.
Serão duas aulas por semana e as turmas já estão completas. “Achei muito interessante porque incentiva os alunos a conhecerem a diversidade musical”, afirmou a estudante do Colégio Inovar, Júlia Medeiros.
“Esse projeto causou um impacto nos alunos que me surpreendeu. Eles, de fato, estão muito interessados e as vagas foram bem disputadas. Música na escola faz com que o aluno se interesse mais pelos estudos, pois ela motiva em vários sentidos”, afirmou a presidente da Coopex, Arleide Gomes.
“Esse projeto é de suma importância para o futuro das nossas crianças. A música é imprescindível na formação intelectual. O Projeto Acordes chegou na hora certa e estamos muito gratos por esta oportunidade oferecida pelo Sescoop”, disse o presidente da Coopepe, Eduardo Regueira.
Texto: Ascom OCB/AL
Fotos: Coopex
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