menu

Notícias

Projeto literário da Bibliocoop é premiado

Feiras de trocas de livros acontecem em eventos culturais por todo o Estado

Publicado em 30/01/2019

Ascom Sistema OCB/AL

A Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop) foi agraciada na 15ª Edição do Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana pelo desenvolvimento do projeto “Coopera & Troca”, feiras voluntárias de troca de livros.

O reconhecimento é feito anualmente a diversas personalidades e empresas nos segmentos culturais como música, teatro, literatura, fotografia, artesanato, gastronomia, entre outros.

O projeto “Coopera & Troca” surgiu em 2017 para integrar o programa nacional “Dia de Cooperar” e vai para a nona edição. “É um sucesso. Tivemos o privilégio de receber a doação de uma grande coleção de obras literárias e resolvemos compartilhar esse material com a população, fazendo feiras para trocas gratuitas de livros e incentivando a leitura”, destaca Marta Cavalcante, presidente da Bibliocoop.

Para os cooperados, o projeto voluntário também é uma forma de inserir a empresa social em atividades culturais que acontecem por todo o estado e de aproximá-la de outras instituições.

Carlito Lima, 79 anos, escritor e organizador do prêmio, conheceu o “Coopera & Troca” em 2018 e fez questão de inseri-lo em diversas feiras das quais participa.

Para 2019 já há previsão de realização do Coopera & Troca em Maragogi e em bairros de Maceió como Fernão Velho, Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Pontal e Ipioca. A primeira deste ano será no bairro Graciliano Ramos, em Maceió, de 13 a 18 de abril. Além disso, a feira literária já esteve em Penedo e em Piranhas.

keyboard_arrow_up