menu

Notícias

Sistema OCB/AL realiza III Encontro de Cooperativas-Escolas em 2019

No evento, cooperados participaram de oficinas, além de praticar a intercooperação

Publicado em 24/11/2019

A musicalização nas unidades educacionais, práticas de boas compras e relação entre pais, filhos e escola. Esses foram os temas abordados no III Encontro de Cooperativas-Escolas de Alagoas em 2019. O evento ocorreu na última sexta-feira (22), no Colégio Boa Ideia, na cidade de Paulo Afonso-BA, que faz parte da Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex).

Antes do encontro começar, representantes das cooperativas participantes conheceram a estrutura do Colégio Boa Ideia. A área recreativa e o cardápio da cantina, que inclui pratos regionais, chamaram atenção dos visitantes.

“Todos os encontros das cooperativas-escolas são muito produtivos e conhecer a realidade de cada cooperativa e poder apresentar ideias é super satisfatório”, declarou a presidente da Coopex, Arleide Gomes,

Depois das boas-vindas, o encontro começou com a palestra “A Importância da Música nas Escolas” com o músico-professor Santiago Vitorino, que faz parte da Cooperativa de Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas (Cofia).

Santiago mostrou o poder de transformação que a música proporciona e os resultados de implantar projetos musicais no ambiente escolar. Vídeos do “Acordes” – projeto que oferece aulas de flauta doce a estudantes das cooperativas - foram exibidos com excelentes resultados de aprendizado.

A Oficina de Boas Práticas para Compras e Contratação de Serviços, com Pedro Henrique Morais, do setor de licitação e compras do Sistema OCB/AL, mostrou que fazer compras em conjunto, como a aquisição de papel e produtos de limpeza, pode ser vantajoso.

No período da tarde foi a vez do psicólogo Juliano Almeida falar sobre a relação entre pais, filhos e escola. Em uma oficina de sensibilização e desenvolvimento, Juliano mostrou de que forma professores podem lidar com os desafios diários de educar. Juliano realizou dinâmicas e trabalhos em grupo para que o tema tivesse uma discussão interativa.

“Os temas foram muito relevantes e fazem parte da nossa rotina de trabalho. A possibilidade de fazer compras em conjunto vai nos ajudar bastante”, afirmou a presidente da Coopemcs (Colégio Inovar – Atalaia), Jirlene Dias.

            “Mais um encontro que nos dá a oportunidade de realizar melhorias nas cooperativas. Vamos levar todas as temáticas para nosso trabalho que, com certeza, só traz benefícios ao nosso desenvolvimento”, falou a representante da Coopema (Colégio São Lucas – Maceió), Marília Quintela.

A realização dos encontros faz parte da agenda anual do Sistema OCB/AL. A cada atividade são levados temas de interesse das cooperativas e que podem ajudar a melhorar o trabalho delas.

“Esses encontros são muito construtivos. Nós trocamos experiências e ideias, além de firmar importantes laços de amizade”, disse a diretora da Escola Convivendo (Coopex- Piranhas), Solange Fortes.

“O trabalho de intercooperação é essencial para desenvolver o espírito cooperativista nas pessoas. Esses encontros proporcionam momentos de interação que trazem resultados positivos para cada participante”, afirmou o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha.

 

keyboard_arrow_up