menu

QUEM SOMOS OCB/AL

A OCB foi constituída oficialmente em 28 de fevereiro de 1973, em vista da aprovação de seu estatuto social com o propósito de promover a divulgação da doutrina cooperativista, fomentar a criação de sociedades cooperativas de quaisquer modalidades, tendo como seu primeiro presidente o Dr João Carlos de Albuquerque Filho e sede em uma pequena sala cedida pela Secretaria de Agricultura do Estado, sendo posteriormente transferida para um conjunto de salas alugadas no prédio do IPASEAL (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas) na cidade de Maceió. Na época de sua fundação congregava 20 cooperativas filiadas.

No início de sua existência, a OCB enfrentou uma série de problemas gerados pela falta de recursos financeiros, materiais e humanos, contribuindo esses fatores como entraves para que o órgão desenvolvesse suas atividades visando alcançar os objetivos para os quais foi criado.

Em abril de 1983, na administração do Sr José Pinto de Assis, contando com o apoio do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC), a OCB adquire sua sede própria, sendo inaugurada em 08 de agosto de 1983, na Av. Governador Lamenha Filho, 1880 – Feitosa – Maceió – AL – CEP: 57043-600, e onde se encontram instalados todos os seus setores.

Em 24 de abril de 2000, a OCB realizou Assembleia Geral passando a ser Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas com sigla OCB, tendo sua CERTIDÃO de entrada Sindical concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do processo n° 46000 009763/00 com abrangência estadual, publicado no Diário Oficial da União em 20 de julho de 2001 seção I página 25, passando a atuar também como entidade sindical. “O que proporcionou à OCB uma representatividade ainda maior das cooperativas no Estado, passando a ser a entidade sindical Patronal das Cooperativas em Alagoas.”

Objetivos da OCB:
• Promoção dos meios necessários para constituir uma eficiente representação do movimento cooperativista no Estado de Alagoas;
• Prestação de assistência técnico-administrativa e jurídica às cooperativas filiadas para assegurar o fortalecimento do movimento em Alagoas;
• Divulgar a doutrina cooperativista e incentivar a criação de sociedades cooperativas de quaisquer modalidades e categorias.

MISSÃO OCB/AL

Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional.

VISÃO OCB/AL

Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

VALORES OCB/AL

Ética, Transparência, Profissionalismo, Comprometimento, Solidariedade, Confiança, Cooperação e Responsabilidade Social.

Diretoria OCB/AL

Marcos Antônio Braga da RochaPresidente

Márcia Túlia PessôaSuperintendente

Conselho Administrativo OCB/AL

José Cícero dos SantosConselheiro Administrativo

Arleide Gomes dos Santos FirminoConselheira Administrativa

Claudivaldo Bezerra LimaConselheiro Administrativo

Marta Maria Pimentel CavalcanteConselheira Administrativa

José Bispo da Silva FilhoConselheira Administrativa

Jirlene Maria Costa da SilvaConselheiro Administrativo

Luiz da Silva GoesConselheiro Administrativo

Conselheiros Fiscais Efetivos OCB/AL

José Sérgio Silva MoraisConselheiro Fiscal Efetivo

Sonia Maria Martins Saraiva LeãoConselheiro Fiscal Efetivo

Geraldo Rodrigues PenaConselheiro Fiscal Efetivo

Conselheiros Fiscais Suplentes OCB/AL

Charles Rolim NunesConselheiro Fiscal Suplente

Adilma Tavares de AraújoConselheiro Fiscal Suplente

Kelton Lucas de SouzaConselheira Fiscal Suplente

Conselho de Ética OCB/AL

Marcos Antônio Braga da RochaConselheiro ético

Márcia Túlia Pessôa de SousaConselheira ética

Ana Lúcia Lopes da SilvaConselheira ética

Maria José dos Santos LinsConselheira ética

Geraldo Cândido de OliveiraConselheiro ético

Eurocenir da Silva PereiraConselheira ética

Jaelson Bernardo de AbreuConselheiro ético

keyboard_arrow_up